Devo contratar uma agência de marketing jurídico?

Devo contratar uma agência de marketing jurídico?
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Para aumentar as vendas, toda empresa precisa investir em marketing. O marketing auxilia na atração de novos clientes, nutre os existentes e posiciona a marca no mercado de maneira que diferencia dos concorrentes.

E eu imagino que a sua pergunta seja: para um advogado, faz sentido todo esse investimento? A essência do marketing é sustentar a presença de uma marca em seu respectivo espaço, então é importante que o profissional jurídico se atente a isso. No entanto, requer uma estratégia contínua que exige análise constante, ajustes e criatividade.

Continue a leitura deste texto que eu vou te explicar as funções de uma agência e se faz sentido para o seu negócio.

O que é uma Agência de Marketing?

Antes de responder essa pergunta, é preciso entender o que, na essência, é o marketing – que vai muito além de simples postagens nas redes sociais. O marketing compreende várias disciplinas, incluindo SEO (otimização dos mecanismos de busca), desenvolvimento web, mídia social, design gráfico e muito mais. Vou explicar um pouco de cada uma delas:

  • Desenvolvimento web – construção e gerenciamento de um site personalizado;
  • Estratégia de SEO – desenvolvimento de uma estratégia que ajudará a melhorar sua presença online por meio de classificações mais altas de página para seu site e blog;
  • Conteúdo – criação de copy profissional e de alta qualidade para anúncios, e-mails, sites, mídias sociais e artigos;
  • Design criativo – criação de elementos de design, como logotipos, gráficos de sites, layouts, vídeos e imagens para anúncios;
  • Gerenciamento de mídia social – gerenciamento da presença da sua marca em plataformas de mídia social como Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn e TikTok;

Todas essas práticas, uma agência de marketing é capaz de realizar. Normalmente, as agências possuem uma equipe de funcionários que são especialistas em cada uma dessas disciplinas e traçam estratégia para o cliente em questão. 

E, lógico, além dos profissionais, também possuem ferramentas e os recursos necessários para realizar todo o projeto e, no final, gerar resultados.

Devo contratar uma agência de marketing para administrar meu escritório de advocacia? 

Antes de tudo, é preciso que você saiba que encontrar e contratar grandes especialistas em marketing jurídico pode ser uma tarefa desafiadora. Mas, não é impossível, basta ter paciência para procurar.

Para te ajudar, eu vou orientá-lo sobre alguns prós e contras que você deve considerar antes de contratar uma agência.

Primeiro, veja alguns erros comuns que acontecem quando o advogado quer encontrar e contratar uma agência de marketing para o escritório:

1 – Contratar a primeira agência que encontra

Isso pode parecer óbvio, mas muitos advogados acabam confiando nas opções que aparecem nos principais resultados de pesquisa do Google ao escolher uma agência. 

No entanto,  uma simples pesquisa no Google não lhe dará uma boa noção se a agência têm ou não experiência específica em marketing jurídico ou até mesmo é referência na área.

2 – Demandar atividades de marketing para o paralegal

O profissional paralegal, se não estudou marketing ou SEO, não é a pessoa ideal para cuidar desta área. Não é necessário só o conhecimento jurídico, mas extremamente importante que entenda das estratégias de marketing.

Além do mais, você precisa ter alguém ou uma agência concentrada apenas nesta atividade e não desenvolvendo inúmeras ao mesmo tempo. Caso contrário, não obterá sucesso ao investir.

3 – Não estudar quais são os meios que pode se fazer marketing

É importante que o advogado entenda de que maneira o marketing pode ser trabalhado. Se não fizer isso, pode cair em agências que oferecem inúmeros serviços, mas que na realidade não possuem recursos para desenvolver tudo. Isso,  sem dúvida, além de não gerar resultado, é um dinheiro mal aplicado.

4 dicas para contratar e encontrar uma agência de marketing jurídico

1 – Contratar especialistas do setor

Ao selecionar uma agência de marketing digital para trabalhar com seu escritório de advocacia, você deve certificar-se de que a agência se especialize diretamente em marketing jurídico e SEO. 

Para verificar isso, faça perguntas específicas para testar os conhecimentos sobre o espaço e garantir que eles sejam adequados para sua empresa.

2 – Solicitar e analisar os cases de sucesso

Qualquer um pode se chamar de especialista, mas ser, de fato, é outra história. Ao contratar uma agência, certifique-se de perguntar sobre o sucesso comprovado de outros clientes. Ou seja, peça os cases para analisar. 

3 – Verificar quais serviços aquela agência oferece

É importante entender exatamente em que a agência é especializada: SEO? Rede Social? Vídeo? O que exatamente eles podem te oferecer. Até porque, não é ideal que o valor pese no seu bolso se não oferece o que deveria.

Por exemplo, algumas agências podem se concentrar em campanhas de pesquisa paga, enquanto outras podem ser voltadas para SEO orgânico ou oferecer uma gama completa de serviços de marketing digital. 

Embora você possa ter delineado algumas áreas de foco para atuar, normalmente é aconselhável trabalhar com uma agência de marketing de “serviço completo”, o que significa que eles estão equipados para lidar com todas as áreas de sua estratégia digital – desde o design do site até estratégia de SEO, por exemplo. Isso vai da sua análise e possibilidade de investimento.  

Contratar uma agência ou um especialista interno?

A contratação de uma agência concede à sua empresa acesso a uma variedade de profissionais de marketing altamente qualificados e experientes, todos colaborando para alcançar o objetivo principal. Essa é a diferença entre ter só uma pessoa “dentro de casa”. Mas isso não quer dizer que vai ter mais ou menos sucesso. Tudo depende da proposta e da qualidade da contratação. 

Quando é hora de contratar uma agência de marketing?

Um dos primeiros e mais importantes aspectos de uma estratégia de marketing digital é construir a sua imagem ou do seu escritório. Portanto, nunca é cedo para contratar uma agência. Até porque ela pode delinear toda a estratégia do seu crescimento.

A imagem da sua marca se baseia em fatores como o que a torna única, o que a diferencia de seus concorrentes e qual é sua proposta de valor. Uma agência pode ajudar a resolver esses detalhes e expressá-los de várias maneiras que atrairão clientes em potencial.

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