Posso escrever textos no marketing jurídico?

Posso escrever textos no marketing jurídico?
0
(0)

Os escritórios de advocacia estão passando por uma revolução digital muito necessária – se você costuma ler meus artigos, já está bem ciente disso – e isso, claro, chama a atenção para a importância de sair da caixa para gerar novos clientes.

Neste caso, estou falando da produção de textos que são publicados em blogs, não apenas nas redes sociais. O advogado tem essa liberdade?

A resposta é: sim, no entanto, requer cuidado e estratégia já que, à medida que mais percebem que conteúdo de alta qualidade é fundamental para construir um público, a concorrência também aumenta. 

Neste artigo, vou explorar por que o marketing de conteúdo é tão importante para você enquanto advogado, como ter ótimas ideias de artigos e as dicas que você pode seguir para escrever o conteúdo perfeito para o seu escritório de advocacia.

Por que o conteúdo jurídico é importante 

Se você chegou até aqui, é provável que já acredite que escrever bons textos é importante. No entanto, o que pode não ser claro é exatamente por que é tão importante.

Ao contrário do conteúdo do site que informa os visitantes sobre os serviços que seu escritório oferece, os artigos demonstram sua experiência e dão voz à sua marca. 

Através do marketing de conteúdo, você pode atrair novos visitantes e clientes compartilhando suas interpretações de assuntos, mudanças de regulamentação e outras informações importantes. Essas informações podem incentivar um cliente em potencial a entrar em contato com você para obter aconselhamento ou até mesmo contratar.

Mas, a realidade é que, no marketing digital, muitas empresas só fazem algo porque um concorrente maior já está fazendo. Este é particularmente o caso das mídias sociais, onde muitos profissionais contratam uma estratégia sem conseguir dizer exatamente por que querem uma – apenas “o outro está fazendo”.

Decidir começar a escrever artigos jurídicos para o seu site porque outra pessoa está fazendo isso é uma má ideia. Portanto, se você está nesse espaço em que não sabe exatamente por que precisa criar conteúdo digital para seu escritório de advocacia, vou trazer pontos importantes:

1. As pessoas procuram um advogado por conta própria. 

As referências têm sido historicamente a maneira pela qual a maioria das pessoas começa sua busca por um escritório de advocacia, mas isso não significa que seja a única maneira. 

Com o crescimento da internet, o mecanismo de busca online (como o Google) se tornou fundamental para encontrar um advogado. Isso já acontecia há alguns anos, imagina, então, pós pandemia? 

2. O Google é uma fonte para pesquisa

As pessoas podem até pedir referência ainda realizam suas próprias pesquisas online. O Google vem sendo um dos principais canais usados ​​para realizar pesquisas online. Criar conteúdo é uma forma testada e comprovada de gerar mais tráfego através do Google.

3. As pessoas querem entender o processo legal

Embora demonstrar conhecimento seja valioso, é ainda mais importante que os visitantes do seu site entendam exatamente o que esperar do processo que eles estão buscando ou já enfrentando. Artigos jurídicos (escritos de maneira clara e não no ‘juridiquês’) fornecem a maneira ideal de tornar conceitos e processos jurídicos complexos fáceis de entender.

Sobre o que escrever?

Uma boa ideia sobre o que escrever é contar suas experiências na advocacia ou tirar dúvidas das pessoas por meio de textos que expliquem, de maneira construtiva e fácil, o que elas querem entender. Por exemplo, “Reforma trabalhista: quais as principais mudanças”.

É importante planejar em torno de palavras-chave com diferentes níveis de concorrência. Algumas plataformas podem te ajudar nisso, como o Keyword planner, que é gratuito, ou Semrush, uma plataforma mais robusta, mas paga.

Você pode, inclusive, destacar as palavras-chave que são irrelevantes para seu público e não trabalhá-las. Se o seu objetivo é gerar visitantes do site do Google, pelo menos uma parte de seus tópicos precisa ser amplo o suficiente para que possam ser classificados por palavras-chave relevantes. 

Perguntas para fazer antes de começar a escrever 

1. Você sabe para quem está escrevendo?

Embora isso possa parecer óbvio, não saber quem é seu público é um problema muito comum. Isso ocorre porque a maioria das empresas define seus compradores pelo produto que compram. No jurídico, isso se traduz em “somos da área familiar, então nossos leitores são pessoas que precisam de um escritório de advocacia que fale sobre isso”.

Isso pode ser um equívoco. Cuide para não fechar demais o seu público a ponto de mirar só em um tipo de pessoa. Embora seja uma área do direito, existem vários comportamentos que englobam, certo?

2. Você está abordando um problema que seus leitores enfrentam?

Isso é muito importante. Se você sabe quem são seus leitores, seu próximo passo é confirmar que o conteúdo está atendendo a um de seus desafios. Novamente, isso pode parecer óbvio, mas isso ocorre porque a maioria dos escritórios de advocacia apenas fica no topo do iceberg.

O conteúdo baseado em conscientização e consideração analisa os desafios do seu público muito antes de eles tomarem alguma decisão sobre o próprio caso.

3. Você pode entregar valor prático?

Se você não acha que pode fornecer qualquer valor prático ao seu leitor, não gaste tempo em escrever o artigo. 

Muitos escritórios de advocacia escrevem o mesmo texto repetidamente e, de novo, de modo superficial. Veja, você já viu algum caso em que o texto poderia ser bem explorado, no fim é raso e ainda termina solicitando que você ligue para eles? Isso, no fim, perde valor.

Então, certifique-se de que eles obtenham informações de valor sobre o assunto em questão e recebam as medidas práticas que podem tomar para melhorar a situação.

Escrever textos para blog é uma excelente maneira de estabelecer ou melhorar sua marca enquanto advogado experiente e confiável. Meu conselho é: não perca tempo e aplique a estratégia!

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *