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Eu trabalho com marketing a praticamente 20 anos, especialmente marketing digital e, de lá pra cá, aprendi muita coisa, especialmente como atrair pessoas da internet para o local onde minha comunicação pode ajudá-los a encontrar conteúdo que lhes agregue.
Periodicamente advogados me procuram para obter dicas sobre como aproveitar melhor seus canais sociais e as próprias redes sociais para captar clientes, logicamente, sem infringir os preceitos do código de ética da OAB.
Além de desconhecer o código de ética da OAB, advogados normalmente desconhecem por completo como funcionam as plataformas de comunicação digital e mídia paga, portanto, considerando a quantidade recorrente de dúvidas que recebo sobre o tema, decidi explicar um pouco melhor o funcionamento dos algoritmos, especialmente do Youtube.
Cabe ressaltar, claro, que a lógica dos algoritmos de outras redes sociais como Tiktok, Instagram, Facebook e demais funciona de forma parecida, portanto, entenda desta forma o que for falado a respeito de Youtube.
E aos que estão com pressa, criei uma versão resumida em vídeo em meu canal no Youtube para que você possa aprender ouvindo, caso seja uma pessoa mais sinestésica:
O que são algoritmos?
Algoritmos são programas de computador. Assim como no direito, o linguajar do pessoal da tecnologia também se vale do uso de palavras “difíceis” para valorizar seu trabalho.
Algoritmos são cálculos matemáticos que captam insumos, tratam-nos e, com base neste tratamento, entregam um resultado variável.
Algoritmos são usados em tudo, todos os dias. Quando você está usando seu telefone, algum aplicativo e sua rede social, certamente você está sendo impactado por algum algoritmo. Vamos detalhar adiante o funcionamento do Algoritmo do Youtube.
Entendendo o algoritmo do Youtube
O algoritmo do Youtube, assim como os algoritmos do Tiktok, Instagram e Facebook, tem 2 objetivos, sendo:
- Ajudar você a encontrar o vídeo que você quer encontrar
- Manter você assistindo mais vídeos que você goste
E se você alguma vez já visitou o Youtube e assistiu algum vídeo, certamente você já percebeu este algoritmo em ação. Não imagine ser coincidência que ao final do vídeo, você foi “presenteado” com algum outro tema similar a algum assunto que não lhe era estranho.
Da mesma forma, os demais vídeos que aparecem na mesma página também tem relação direta com seu gosto e preferências.
Não é coincidência. Quanto mais você gostar dos vídeos, menor sua tendência de abandonar o site/aplicativo. Vamos entender agora como o algoritmo faz esta magia acontecer.
Quais dados o algoritmo utiliza?
Sim, os algoritmos só funcionam porque nós lhes fornecemos dados para funcionarem e se aperfeiçoarem dentro de seu propósito de nos entreter por mais tempo.
Antes de falar sobre os dados, é importante entender a relação deles com os objetivos do algoritmos citados anteriormente. Para atingi-los o algoritmo precisa de dados de 2 variáveis importantes, sendo elas:
- Dados sobre os novos vídeos enviados;
- Dados sobre o seu consumo de vídeos.
A relação entre eles é que faz o algoritmo funcionar. Quanto mais dados e mais apurados, melhor. Vamos entender melhor esta relação:
Dados sobre os novos vídeos
A cada minuto são enviadas 400 de horas de vídeos para o Youtube. A fim de poder colocar estes vídeos à disposição do público, o algoritmo precisa entendê-los e, claro, esta tarefa não pode mais ser delegada a humanos dado tamanho volume.
Assim sendo o algoritmo, no momento que um novo vídeo é enviado ao youtube, analisa diversos fatores relacionados ao vídeo como:
- Título do vídeo (palavras chave escritas nele)
- Descrição do vídeo
- Tags do vídeo
- Capa do vídeo (Também chamada de thumbnail)
- Número de “curtidas” no vídeo
- Número de “descurtirdas”
- Número de comentários
- Tempo médio que as pessoas assistem o vídeo
- Áudio e transcrição (legenda) do vídeo
- Data e localização da gravação
- Origem da audiência (seguidores do canal, encontraram no google, link em outro site, acesso direto etc)
Todas estas variáveis são analisadas para que, neste momento, o algoritmo entenda de que se trata o vídeo, qual seu teor e, com base neste entendimento, associar este vídeo com usuários que tenham características de consumo similares, como veremos a seguir.
Dados sobre seu consumo de vídeos
Como é de se imaginar, assim como o algoritmo classifica os vídeos ao entendê-los, o mesmo é feito com os usuários. Você também precisa ser compreendido pelo algoritmo para que ele possa lhe oferecer conteúdo que lhe agrade.
Desta forma o algoritmo vai tentar acumular e entender dados a seu respeito da mesma forma como fez com o vídeo, porém neste momento, os dados captados serão diferentes, muito mais relacionados à seu perfil de acesso e consumo como:
- Quantidade de vídeos assistidos
- Tipos (categorias, canais, playlists) de vídeos assistidos
- Tempo médio assistindo cada tipo de vídeo
- Perfil de acesso e visualização (datas e horários mais comuns)
- Vídeos que você curtiu
- Vídeos que você comentou
- Canais que você segue
- Vídeos e canais que você não assiste
- Vídeos que você deu “dislike”
- Vídeos que você abandona
- Palavras que você pesquisou na pesquisa do youtube
- Vídeos que você salvou e encaminhou
- Outros dados de comportamento presentes nos cookies de seu navegador.
No exemplo abaixo fiz uma pesquisa por meu nome no Youtube. Se você fizer a mesma pesquisa, você provavelmente verá um resultado diferente em sua tela, por conta das diferenças entre nosso comportamento de consumo de vídeos.
Como melhorar o posicionamento de meus vídeos no youtube?
Agora que você entendeu o papel tanto do conteúdo (vídeos) quanto do usuário (você) na interação com o algoritmo, agora você está mais preparado para utilizar o algoritmo à seu favor.
Neste artigo, bastante básico, não tenho a pretensão de ensinar técnicas avançadas de SEO e sim demonstrar o impacto do algoritmo para quem está começando a produzir conteúdos.
Assim sendo tenho uma pequena lista de dicas para que você possa criar conteúdos e ter mais chances de fazê-lo chegar à mais pessoas.
Antes da lista é importante lembrar que nada acontece do dia para a noite, provavelmente quanto mais vídeos você produzir considerando as dicas abaixo, melhores serão seus resultados no longo prazo. Vamos a elas:
- Crie conteúdos que os outros queira assistir (normalmente as perguntas de seus clientes e colegas costumam ser um ótimo insumo para começar)
- Não desanime no começo, afinal, poucas pessoas sabem de seus conteúdos
- Tome especial atenção na descrição clara e didática dos elementos que compõe seu vídeo, listados acima. Quanto mais fácil de ler e entender, melhores as chances de seu vídeo ser clicado e assistido
- Forneça um conteúdo rico, profundo e completo que valha a pena ser assistido, afinal, o que mantém as pessoas assistindo um vídeo é o fato de estarem aprendendo algo novo e/ou se divertindo com ele.
Conclusão
Espero ter ajudado você a entender um pouco melhor a complexa relação entre conteúdo e pessoas nos canais de distribuição de conteúdo como o Youtube.
Relembro que a mesma lógica se aplica para quem cria conteúdo no Instagram, Tiktok, Facebook ou qualquer outra rede. Sempre haverá um algoritmo analisando o conteúdo e os comportamentos de forma similar.
Por fim, saiba que você terá muitas dúvidas sobre este item ainda no futuro e o melhor jeito de esclarece-las é testando na prática.
Crie conteúdos. Divirta-se e aprenda fazendo-o. O resultado virá.
Comments 2
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Muito bom