Marketing Jurídico no Metaverso

Tiago Fachini aborda o Marketing Jurídico no Metaverso
0
(0)

Sim, o Metaverso chegou e já estamos sendo inundados por conteúdo a respeito dele em nossas rotinas. Inevitavelmente precisamos nos perguntar sobre as oportunidades presentes para fazer Marketing Jurídico neste novo espaço. Você está preparado?

A ideia do Marketing Jurídico no Metaverso

Recentemente organizei um Debate Legal sobre como o Metaverso Irá impactar a advocacia com os advogados Dr. Bernardo de Azevedo, Dr. Gustavo Fuscaldo e o entusiasta do Metaverso Renato Cardoso.

Apesar da tratativa jurídica do tema “Metaverso”, é impossível não pensar também nos desdobramentos em desafios e oportunidades que o Metaverso traz para advogados que querem fazer ou continuar a fazer Marketing Jurídico, inclusive, neste espaço.

A partir desta discussão decidi escrever este artigo para facilitar a vida de todos os advogados que querem aproveitar as novas e abundantes oportunidades de captar clientes e gerar novos negócios no Metaverso. Mas antes de exemplos, vamos conceituar o tema:

O que é Metaverso?

Fiz questão de trazer este tema também para o episódio 65 do JurisCast. Aqui você, advogado e advogada, poderá aprender um pouco mais sobre o conceito do Metaverso, especialmente sobre a ótica jurídica.

Em resumo a melhor definição que consegui sobre o Metaverso é de “Um ou vários mundos virtuais, possivelmente em rede, que replicam a realidade com foco na conexão e interação entre indivíduos

Perceba que neste conceito faço questão de definir como “réplica” e não como “simulação” de realidade. A ideia do Metaverso é que possamos fazer, nele, as mesmas interações que conseguimos fazer fora dele na “vida real”.

Aqui podemos imaginar desde interações básicas como conversar, ouvir e caminhar até interações complexas como transações comerciais e a criação de qualquer coisa (tangível ou intangível) como músicas, obras de arte, construções e os próprios mundos em si. Enfim, uma infinidade de possibilidades para a aplicação do direito em infinitos tipos de interações.

Já é possível fazer marketing jurídico no Metaverso?

Existem diversos “mundos” e a grande maioria deles está aberto para que qualquer um acesse este espaço e possa começar sua trajetória no metaverso.

Considerando que o código de ética da OAB ainda não regula especificamente este tipo de espaço, podemos subentender que, por aproximação, as mesmas regras que valem para o ambiente digital (web2) valem também para o Metaverso.

Considerando que não há nenhum impedimento formal (assim como os advogados tiktokers fizeram quando esta rede social começou a bombar), você estará apenas se aproveitando de um espaço ainda “não regulado”, portanto, não há impedimento neste momento.

É permitido fazer marketing no Metaverso?

Considerando o exposto acima e dada a recência deste espaço, a própria presença no Metaverso já pode ser considerada marketing jurídico já que pode dar visibilidade extra para seu negócio, seja na mídia, seja em sua própria comunicação, reforçando seu posicionamento inovador e, claro, diante de um público que dificilmente impactaria com sua comunicação tradicional.

Como o código que ética da OAB não impede o marketing neste espaço, cabe aqui a interpretação com base na aproximação do que está descrito no código de ética.

Em resumo, você pode fazer marketing desde que mantendo a sobriedade intimamente ligada à profissão, sem fazer menções à resultados e custos de seus serviços e mantendo seus conteúdos com posicionamento informativo e esclarecedor, sem relação com a prestação de consultas online.

Enquanto sua presença primar por este tipo de posicionamento, dificilmente você terá problemas ou enfrentará representações.

Exemplos de ações de marketing jurídico no Metaverso

Aposto que você rolou a página rapidamente até este tópico em busca de ideias para aplicar em seu negócio, portanto, vamos à elas, as quais são baseadas apenas em minha inquieta e inconformada mente de publicitário.

1 – Presença no Metaverso como mídia

Como mencionado anteriormente, ao criar seu espaço no Metaverso você terá, por algum tempo, enquanto a ideia ainda for novidade, a oportunidade de se posicionar como o primeiro Escritório/Advogado com determinada característica a atuar no Metaverso em sua região.

Da mesma forma, o que for feito em seu espaço pode ganhar visibilidade na mídia regional como fazer reuniões no Metaverso, atender clientes neste ambiente, assinar contratos, dar cursos/palestras, reuniões com seus times e mediar eventuais conflitos.

A chave deste exemplo não é o que está sendo feito, e sim, estar presente para que você possa usar esta “presença” como visibilidade extra e mídia espontânea, seja com sua assessoria de imprensa, em suas redes sociais e/ou demais espaços de publicidade indireta.

2 – Resolução de problemas no Metaverso

O Metaverso mal nasceu e já vem enfrentando conflitos e dilemas nas relações entre seus participantes. Imagine este caso de assédio no Metaverso como o primeiro de diversos conflitos que passarão a existir nestes espaços.

Considerando que já é possível comercializar bens e serviços no Metaverso, certamente os problemas relacionados com este tipo de relação consumerista entre os entes do Metaverso aumentará ao longo do tempo.

A presença física próxima de pessoas, empresas e locais onde os conflitos são mais propensos a acontecer coloca você como a referência fisicamente mais próxima para a resolução destes confluitos.

Por exemplo, caso seu escritório no Metaverso esteja próximo a uma loja da Nike ou do McDonalds, ele poderá se beneficiar de eventuais problemas com os consumidores que, através do próprio espaço no Metaverso, poderão consultá-lo.

3 – Escritório de advocacia especialista em Metaverso

Você provavelmente já tem uma especialidade em sua atuação jurídica e não há problema nenhum em se tornar um especialista em Metaverso dentro e até fora dele.

Estudos apontam que o Metaverso deve movimentar mais de 1 trilhão de dólares nos próximos anos. Certamente empresas precisarão de especialistas para aconselhá-las no início de suas aventuras nestes novos mundos, assim como mediar os conflitos com seus potenciais clientes, estejam eles consumindo seus produtos e serviços apenas no Metaverso, fora dele ou em ambos os ambientes.

Posicionar-se desde já como especialista no entendimento destas demandas dará a você uma vantagem, haja visto que ainda não existem especialistas de mercado nesta vertente, assim como lá atrás, não existiam advogados no TikTok nem no Instagram. Que tal?

4 – Eventos jurídicos no Metaverso

Novamente tentando embarcar na onda da mídia espontânea, que tal pensar na possibilidade de trazer seus eventos jurídicos, palestras, aulas e treinamentos para um ambiente dentro do Metaverso?

Estas atividades já seriam feitas normalmente em outros ambientes e poderão ganhar visibilidade extra ao utilizar-se da novidade atrelada ao tema, além é claro de maior atratividade para atrair pessoas que, em um ambiente tradicional, não participariam de seus eventos.

A mudança de ambiente pode trazer mais glamour para temas que eventualmente não chamem tanto a atenção de seus clientes.

Imagine a atratividade de fazer seus eventos em um hotel 5 estrelas em frente para o mar, ao invés de fazê-los na mesma sala de reuniões como sempre foram feitos. Este é o atrativo do Metaverso neste momento.

5 – Adaptação de conteúdos do Metaverso para canais tradicionais de marketing

Ao criar um avatar no Metaverso, uma sede para se Escritório de Advocacia no Metaverso ou um curso, workshop ou palestra no Metaverso, você está criando um conteúdo com potencial limitado de acesso, haja visto o alto custo no momento para aquisição de óculos imersivos.

De qualquer forma, mesmo com baixa ou nenhuma visibilidade deste espaço no Metaverso, a replicação deste material para suas redes sociais e seu site, pode funcionar como uma ótima peça de comunicação para atrair atenção para seu escritório tradicional.

Os potenciais clientes que nem souberam de sua aventura no Metaverso ou que não puderam acompanhar sua presença ao vivo, passarão a saber de sua iniciativa ao consumir este conteúdo em seus canais tradicionais de comunicação.

O propósito da mensagem de posicionar o Advogado ou Escritório de Advocacia como inovador ao estar presente no Metaverso acaba sendo cumprido da mesma forma, já que é a ação em si, e não a participação direta nela, que atrai a curiosidade destes potenciais clientes.

Esteja no Metaverso e mostre ao mundo sua experiência, sua ousadia e seus aprendizados.

6 – Compartilhe aprendizados jurídicos sobre o Metaverso

Repito que o uso do Metaverso por profissionais do mundo jurídico ainda é subutilizado. A demanda por conteúdo explicando-o aumentará muito ao longo dos próximos meses e anos, portanto, porque não compartilhar suas experiências e aprendizados?

Na academia somos incentivados a escrever artigos sobre os temas que nos são caros, a fim de exercitar nosso pensamento crítico e expandir nossos horizontes e, claro, o mesmo se aplica ao direito no Metaverso.

Seus aprendizados certamente são a dúvida de alguém e suas dúvidas hoje serão as dúvidas de outras pessoas amanhã. Experimente o Metaverso. Aprenda com ele e replique este aprendizado. Desta forma, de maneira direta ou indireta, você será referência no tema para quem consumir seus relatos.

Documente os aprendizados em seu site, seu blog, sua rede social favorita. Seja em áudio, vídeo ou texto, o importante é exercitar seu senso crítico. Quanto mais você experimentar, mais tende a aprender.

Por onde começar no Metaverso?

Este artigo não tem como objetivo explicar os primeiros passos sobre como começar sua atuação jurídica no Metaverso.

Aqui a provocação é de que você comece. Experimente e aprenda com a experiência.

Assim como as variadas áreas do direito não são para todos os advogados o direito no Metaverso também não será. Seja por perfil pessoal desconexo da temática ou por sua falta de aplicações práticas no momento, de qualquer forma você poderá aprender algo. Não tenha medo. Comece!

O que esperar do jurídico no Metaverso?

A única certeza que temos neste momento é de que o Metaverso ainda é uma grande incógnita, especialmente para os profissionais do direito que dependem de legislação e doutrina para ter um caminho mais concreto a seguir.

De qualquer forma é inevitável que passemos a ver e ouvir cada vez mais sobre temas importantes a serem tratados no Metaverso como:

  • Personalidade no Metaverso
  • Relações consumeristas no Metaverso
  • Contratos no Metaverso
  • Direitos de imagem no Metaverso
  • Direitos à propriedade intelectual no Metaverso
  • Fraudes e crimes no Metaverso
  • Heranças no Metaversos e muitos outros

Sem dúvida esta jornada de criação deste novo mundo será empolgante. Que tal fazer parte dela?

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *