Marketing para advogados: o guia que você precisa!

Marketing para advogados: o guia que você precisa!
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Que o mercado é competitivo você já sabe. Mas cabe reforçar que, cada vez mais, a advocacia precisa estar constantemente evoluindo suas estratégias se quiser continuar a conquistar novos negócios e aumentar a receita. E isso diz respeito a investir corretamente em marketing.

Já se foram os dias em que habilidades jurídicas superiores e boca a boca eram suficientes para manter os clientes satisfeitos e angariar novos negócios. 

A verdade é que os clientes esperam inovação e avanço tecnológico, que se aplica não apenas à advocacia, mas também aos esforços de marketing. 

É por isso que desenvolvi um guia que vai garantir que seu escritório de advocacia esteja no caminho certo para alcançar novos clientes e expandir seus negócios. Acompanhe:

1. Construa uma marca

O primeiro ponto de uma boa estratégia de marketing envolve a criação de uma marca sólida para o seu escritório de advocacia. Entenda que branding é mais do que apenas criar um logotipo atraente, cartões de visita oficiais e papel timbrado. 

Trata-se de desenvolver uma mensagem forte que você deseja transmitir aos seus clientes e potenciais clientes. Que imagem você deseja retratar e por que os clientes devem escolher você em vez de outro advogado? 

Branding é descobrir o que sua empresa faz melhor do que as outras e o que o torna único. Depois de descobrir sua marca, você pode incorporá-la a todos os seus outros esforços de marketing para torná-los mais bem-sucedidos.

2. Certifique-se de ter um site forte e fácil de usar

Hoje, um bom site é a melhor maneira de alcançar clientes. Se você ainda não tem um, agora é a hora de construir. Mesmo se você tiver um site, você deve dar uma olhada para se certificar de que está aplicando a estratégia certa. 

Seu site deve ser limpo e fácil de navegar, transmitindo claramente sua marca e formas de clientes em potencial entrarem em contato com você. Além de uma declaração de missão clara, você deve considerar ter páginas da web especializadas para cada serviço que você oferece. 

Se você não é experiente em tecnologia ou design, deve contratar um web designer experiente para ajudá-lo a criar um site que impressione seus clientes. Afinal, seu site é sua presença 24 horas por dia, 7 dias por semana e uma forma de fornecer informações aos seus clientes mesmo quando você não está disponível.

3. Crie conteúdo original

Embora seja importante ter uma boa cópia do site, você precisa tentar alcançar um público mais amplo. Mostre a seus clientes e potenciais clientes que está atualizado sobre os desenvolvimentos atuais e está sempre aprimorando sua experiência nas áreas em que atua. 

A melhor maneira de fazer isso é criar regularmente conteúdo original para oferecer insights aos seus clientes. Isso deve incluir postagens de blog em seu site e artigos mais aprofundados em publicações relevantes. 

Se, como muitos advogados, você está muito ocupado para criar conteúdo, você deve fazer parceria com um fornecedor que possa lidar com a criação de conteúdo para você. O importante é que você esteja divulgando seu nome.

4. Conheça o SEO

Search Engine Optimization (SEO) é a prática de usar certas palavras-chave e estratégias direcionadas para que sua empresa tenha uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa na Internet. 

O SEO entra em jogo na cópia do seu site e nos outros conteúdos que você cria. Quando clientes em potencial fazem uma pesquisa na web por advogados em sua área de atuação ou informações sobre uma de suas especialidades, você deseja que seu escritório de advocacia apareça nos primeiros resultados da pesquisa, não na quinta página dos resultados do Google. 

SEO é importante e requer uma boa quantidade de pensamento e estratégia. Este é outro lugar onde você pode fazer parceria com um fornecedor especializado se não estiver obtendo os resultados desejados por conta própria.

5. Abrace as redes sociais

A rede social é muito mais do que um lugar para compartilhar vídeos virais ou os famosos memes. É  uma ferramenta de marketing valiosa e necessária para qualquer negócio, e os escritórios de advocacia não são exceção. 

Atualmente, existem várias plataformas de mídia social para escolher e nenhuma empresa deve tentar dominar todas elas. Escolha alguns que você acha que seus clientes provavelmente usarão, como Instagram, LinkedIn e Facebook, e faça questão de postar conteúdo regularmente neles para divulgar seu nome.

6. Não ignore as avaliações

Como qualquer outro negócio, os escritórios de advocacia se beneficiam muito com avaliações positivas em sites como Google. Boas avaliações de clientes são uma das melhores maneiras de convencer novos clientes a usarem seus serviços. 

Não tenha medo de solicitar diretamente avaliações de seus clientes. Além de ajudar você a expandir seu negócio, o feedback ajudará você a garantir que está oferecendo o melhor serviço possível. Além do mais, você também deve incluir alguns desses depoimentos positivos em seu site.

7. Monitore o investimento em marketing

Depois de todos esses passos, este último é fundamental. E, sem ele, talvez todo o resto seja em vão. Uma estratégia de marketing só é útil se você souber que é eficaz. 

É por isso que é importante contar com ferramentas de rastreamento, relatórios e análises para ver quanta tração você está obtendo em seu site e em suas várias postagens e artigos de mídia social. 

Você deve descobrir exatamente o que está tentando realizar com sua estratégia de marketing e estabelecer os principais indicadores de desempenho (KPIs) que deseja atender. 

Não, isso não é apenas estratégia de grandes empresas. Saiba que você tem um CNPJ também e precisa gerenciá-lo corretamente. Ter a estratégia de marketing certa é fundamental para reter clientes e atrair novos negócios. 

Em qualquer etapa do caminho, você deve considerar a parceria com especialistas em marketing jurídico para garantir que você aproveite ao máximo a estratégia de marketing que aplicou para o seu escritório.

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